Inclusão digital para idosos: projeto 60+ Tech inicia nova etapa em Salvador

Começou nesta semana mais uma etapa do projeto 60+ Tech, voltado à inclusão digital de pessoas com 60 anos ou mais. A iniciativa, que oferece aulas gratuitas nos bairros de Itapuã e Uruguai, em Salvador, é fruto de uma parceria entre o Parque Social e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). As inscrições para essa fase já foram encerradas.
Com duração de três meses, as aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, em dois turnos: das 10h às 12h e das 13h às 15h. O foco principal é o uso prático do celular, abordando temas como redes sociais, aplicativos e navegação na internet. A ação já passou por bairros como Paripe, São Cristóvão e Engenho Velho da Federação.
Segundo a coordenadora Gabrielle Souza, o projeto surgiu da escuta ativa de idosos atendidos por outras ações sociais na cidade. “Identificamos essa necessidade ao conversar com beneficiários do projeto Convivendo & Aprendendo. Durante uma pesquisa sobre letramento digital, percebemos a urgência de iniciativas voltadas exclusivamente para esse público”, explicou.
Entre os temas mais procurados pelos alunos estão as configurações básicas dos celulares, o uso do WhatsApp e o entendimento de botões físicos e digitais. “As principais dúvidas são relacionadas à comunicação com amigos e familiares”, destacou Gabrielle.
As turmas são organizadas por módulos, que ajudam os alunos a se familiarizarem com o ambiente digital a partir do uso do próprio smartphone. De acordo com o professor Alan Silva, os participantes têm acesso a celulares fornecidos pelo projeto, mas a recomendação é que levem seus próprios aparelhos para facilitar a adaptação.
“Vivemos num mundo cada vez mais conectado pelo celular. Dividimos o curso em quatro módulos, com abordagem pedagógica e prática. Além do uso de aplicativos como gov.br e INSS Digital, também tratamos de segurança digital, para que saibam se proteger de golpes. E, claro, ensinamos como usar o celular para se comunicar e se divertir”, explicou.
A aposentada Nice do Valle, de 68 anos, moradora de Itapuã, é uma das participantes da nova turma. Artesã, ela vê nas aulas uma chance de fortalecer seu trabalho nas redes sociais. “Essa aula é muito importante pra mim. Meu foco é divulgar meus produtos e aprender a usar o celular de forma mais eficiente. Por enquanto, estou no básico, mas quero avançar muito mais”, afirmou.
O projeto 60+ Tech mostra que nunca é tarde para aprender — especialmente quando se trata de usar a tecnologia a favor da autonomia, da segurança e da qualidade de vida dos idosos.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.