Salvador alcança avanço histórico em indicadores de assistência social

Salvador alcança avanço histórico em indicadores de assistência social

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), registrou um crescimento histórico nos indicadores nacionais que avaliam a qualidade dos serviços socioassistenciais. De acordo com levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social, entre 2018 e 2024, o IDCRAS passou de 2,29% para 4,17%, enquanto o IDCREAS subiu de 3% para 4,72%.

Segundo o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, esse avanço reflete a prioridade dada pelo município à área.
“Foi uma conquista histórica, que ocorreu principalmente na gestão do prefeito Bruno Reis. Esses indicadores do SUAS avaliam estruturas físicas, recursos humanos e os serviços ofertados, e mostram como Salvador vem fortalecendo sua rede de assistência social”, destacou.

Nos últimos anos, a capital baiana promoveu dois concursos públicos, reformou e construiu unidades-modelo de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além de reorganizar e ampliar serviços.

O secretário também ressaltou a importância do projeto Salvador Social, viabilizado com recursos do Banco Mundial, e da parceria com a Casa Civil. “É gratificante fazer parte dessa história, marcada por desafios e conquistas que transformam de forma significativa a realidade da população de Salvador”, acrescentou.

Expansão da rede socioassistencial

  • 2019: cinco novas sedes do Cras – Bairro da Paz, Lagoa da Paixão, Fazenda Grande do Retiro, Cajazeiras e Itapuã.

  • 2020: mais cinco unidades – Nova Esperança, Calabetão, Paripe, São Cristóvão e Itapagipe.

  • 2021: novas entregas em Brotas, Castelo Branco e Lobato.

  • 2022 e 2023: inaugurações em Nordeste/Lucaia, Boca do Rio, Federação, Rio Sena e Pau da Lima, além do primeiro Cras modelo em Valéria.

  • 2024: entrega das unidades da Liberdade e do Centro Histórico.

Além disso, seis Creas foram requalificados e a cidade ganhou a nova sede do Creas Curuzu, fortalecendo o atendimento especializado.