Centro Pop Dois de Julho completa sete anos com mais de 33 mil serviços prestados no primeiro semestre

Com média de até 6 mil atendimentos por semestre, o Centro Pop Dois de Julho celebra sete anos de atuação em Salvador, oferecendo acolhimento e serviços essenciais à população em situação de rua e vulnerabilidade social. Somente no primeiro semestre de 2025, a unidade realizou 4.299 atendimentos e ofertou 33.312 serviços, que incluem banho, café da manhã, encaminhamentos para emissão de documentos, acesso à saúde, além de palestras e atividades educativas.
O espaço integra a rede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que administra três Centros Pop: Djalma Dutra, Mares e Dois de Julho. Juntas, as unidades somaram 117.570 atendimentos nos seis primeiros meses deste ano. Em 2024, o número alcançou 248.019 atendimentos.
Segundo o supervisor técnico dos Centros Pop, Matheus Mello de Santana, os equipamentos têm papel fundamental na garantia de cidadania e dignidade.
“É muito simbólico alcançar a marca de sete anos de trabalho em uma unidade localizada no Centro da cidade, região que historicamente concentra essa população. O vínculo diário estabelecido com os assistidos transforma o Centro em referência de atendimento de qualidade”, afirmou.
A gestora do espaço, Regina Celi Webering, reforça que o foco do trabalho é assegurar os direitos básicos.
“Distribuímos alimentação, fazemos encaminhamentos e promovemos reencontros familiares. São pessoas muitas vezes invisíveis, mas que têm histórias, famílias e laços. É gratificante poder oferecer dignidade e novas perspectivas”, destacou.
O Centro Pop Dois de Julho funciona com uma equipe de 12 profissionais, entre psicóloga, técnicos, assistentes sociais, recepcionistas, agentes administrativos, serviços gerais, agentes de portaria e educadores.
Histórias de recomeço
Entre os beneficiados está Michel Pereira, 34 anos, que frequenta diariamente a unidade.
“Este espaço é muito especial. Aqui sou acolhido, tenho acesso à higiene, tratamento de saúde e recebo o apoio de que preciso. Isso nos devolve dignidade”, contou.
O agente de portaria Nivaldo Santos, 59 anos, acompanha a trajetória da unidade há seis anos.
“É gratificante fazer parte dessa história e testemunhar a importância desse trabalho na vida de tantas pessoas”, disse.
Já Leonardo Américo, hoje auxiliar de serviços gerais, foi assistido pela unidade antes de se tornar funcionário, por meio do programa Vida Nova Empregabilidade.
“Vivi um tempo nas ruas, mas fui acolhido aqui. Recebi apoio técnico e consegui a oportunidade de recomeçar. Hoje faço parte da equipe e só tenho a agradecer”, relatou.
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