Gestores estaduais destacam investimentos recordes nas áreas da Saúde e Infraestrutura em quase dois anos de governo
A agenda contou com a presença de autoridades estaduais, além de prefeitos e prefeitas de diversas cidades baianas
O governador Jerônimo Rodrigues chegou, nesta quinta-feira (19), à cidade de Camamu, alcançando a marca de 300 municípios visitados na atual gestão. A agenda contou com a presença de autoridades estaduais, além de prefeitos e prefeitas de diversas cidades baianas. O momento foi propício para que secretários de Estado fizessem um balanço das ações já realizadas nestes quase dois anos de gestão.
Segundo a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, o período foi marcado por investimentos recordes na área. “Dados importantes nesse período: R$ 21,5 bilhões de investimentos na Saúde, o maior investimento feito nesse tempo”, afirmou.
Ela destacou, ainda, a parceria com os municípios. “Fizemos entregas importantes na parceria com os municípios através dos deputados e pelas emendas parlamentares. O Governo do Estado já realizou a entrega de mais de 110 milhões de equipamentos para as unidades básicas de saúde e hospitais municipais”, lembrou ela.
Para a secretária, as ações são um reflexo do trabalho integrado entre diferentes esferas de governo. “Esse é o balanço do que nós estamos construindo junto com os Municípios, porque, na gestão e na governança do SUS [Sistema Único de Saúde], Estado, União e Município caminham juntos. É nesse sentido que a gente segue para 2025”, concluiu.
Infraestrutura
Também presente no evento, em Camamu, o superintendente de Infraestrutura e Transporte, da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Saulo Pontes, evidenciou os feitos na área nesta primeira metade de gestão. “São mais de 5 mil quilômetros de rodovias restauradas e construídas, com investimentos que ultrapassam 6 bilhões de reais”, afirmou.
Saulo também destacou a ampliação da malha pavimentada, conectando distritos e povoados, com 730 km já inaugurados e 920 km em andamento. “Essa infraestrutura garante o escoamento da produção, mesmo no período de chuvas, e facilita o acesso à educação, saúde e segurança das famílias que vivem nessas regiões”, completou.
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)