Lavagem do Bonfim: Robinson Almeida celebra 280 anos de devoção e fé

Lavagem do Bonfim: Robinson Almeida celebra 280 anos de devoção e fé

Robinson Almeida ainda lembrou que a festividade é um marco para a cultura baiana e já foi reconhecida nacionalmente.

O deputado Robinson Almeida (PT) apresentou, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de aplausos pelos 280 anos da Lavagem do Bonfim. A festa em devoção ao Senhor do Bonfim, padroeiro da Bahia, aconteceu nesta quinta-feira (16), em Salvador.
O parlamentar destacou que o evento, que une o sagrado e o profano, é um dos maiores e mais tradicionais festejos populares do Brasil. Após percorrer o trajeto de oito quilômetros, entre a Igreja de Nossa Conceição da Praia, no bairro do Comércio, e a Basílica do Senhor do Bonfim, no bairro do Bonfim, percurso que relatou fazer há 30 anos, o petista frisou que o festejo é um dos principais marcos da religiosidade popular brasileira, de respeito e tolerância, atraindo milhares de pessoas, entre baianos e turistas, para as ruas da Cidade Baixa.
“É uma celebração que representa a força da fé, da cultura e da nossa identidade. A Lavagem do Bonfim é um símbolo de resistência e de união de todos os baianos, independente de sua religião ou origem. É a reafirmação de nossos valores e da nossa cultura, uma verdadeira aula de tolerância. Tenho a honra de participar desta grande festa há mais de três décadas”, celebrou o deputado.
Robinson Almeida ainda lembrou que a festividade é um marco para a cultura baiana e já foi reconhecida nacionalmente. “A cada ano, a Lavagem do Bonfim cresce e se fortalece como uma das mais importantes tradições e manifestações populares de fé do nosso país, não à toa que ela é um patrimônio imaterial da Bahia e do Brasil”, enfatizou.