Salvador abre a Temporada França-Brasil 2025 com agenda cultural e de cooperação internacional

A Temporada França-Brasil 2025, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, foi aberta em Salvador e contará com uma ampla programação cultural e artística nos próximos meses.
Entre os destaques está o Festival Nosso Futuro, que acontece de 5 a 8 de novembro em espaços municipais como o Doca 1, no Comércio, e a Casa do Benin, no Pelourinho. O evento reunirá lideranças políticas, jovens ativistas, acadêmicos e artistas do Brasil, da França e de países africanos para debater soluções em torno de cidades inclusivas, participação social, justiça climática e cooperação internacional. Dentro da programação, o Trace Fest Salvador celebrará a cultura afro-urbana em um grande encontro musical, com artistas locais e internacionais.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, participou da abertura realizada na Fundação Pierre Verger, no Engenho Velho de Brotas. Em sua fala, destacou a importância do intercâmbio cultural e da união entre as nações.
“Que possamos mostrar para o mundo que Brasil, França e Benin sabem trabalhar juntos e que a solução para este mundo está no coletivo. Vamos apresentar a nossa cidade, a nossa força e a nossa história de construção”, afirmou.
O evento contou ainda com a presença do presidente da Fundação Pierre Verger, Gilberto Sá; do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain; da comissária-geral da temporada, Anne Louyot; da secretária beninense do Festival Nosso Futuro, Lylly Houngnihin; além de outras autoridades.
Durante a cerimônia, o embaixador Emmanuel Lenain anunciou o lançamento da Villa Fatumbi, projeto de parceria cultural entre França, Brasil e África voltado à criação artística, economia criativa e circulação de obras, ideias e profissionais da cultura.
“O nome, que Pierre Verger recebeu na Nigéria, significa ‘nascido de novo’. É um reconhecimento das relações atlânticas que queremos fortalecer. Hoje, a rede já reúne mais de 20 instituições culturais nos três continentes, incluindo no Brasil a Fundação Pierre Verger e o Instituto Sacatar, em Itaparica”, explicou.
Segundo Anne Louyot, a Villa Fatumbi será um espaço para reunir e dar continuidade a projetos que surgirem durante a Temporada França-Brasil 2025.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.