Salvador lança Projeto Viver a Cidade com atividades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência

Salvador lança Projeto Viver a Cidade com atividades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência

A Avenida Magalhães Neto, no bairro da Pituba, recebeu neste domingo (15) a primeira edição do Projeto Viver a Cidade, que oferece gratuitamente atividades de esporte e lazer ao ar livre com equipamentos adaptados para pessoas com deficiência (PCDs). A iniciativa da Associação Meu Sorriso passa a contar com patrocínio da Prefeitura de Salvador por meio do programa Viva Esporte.

O projeto será realizado um domingo por mês, das 8h às 12h, sempre na Magalhães Neto. Entre os equipamentos disponibilizados estão handbikes, cadeiras de corrida, bicicletas tandens para cegos ou pessoas com paralisia cerebral, além de triciclos com pedal e modelos assistidos voltados a pessoas com diferentes graus de comprometimento motor e intelectual. Também estão disponíveis framerunners, que permitem a prática de corrida por pessoas com tetraplegia ou diplegia.

A ação integra o Viva Esporte, programa da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que visa ampliar o acesso ao esporte na capital, especialmente entre pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. O titular da pasta, Júnior Magalhães, destacou o impacto da iniciativa:
“Estamos promovendo a inclusão ao permitir que PCDs e idosos usufruam do espaço público com segurança, lazer e dignidade. É um estímulo à convivência familiar, à prática esportiva e à ocupação dos espaços ao ar livre da cidade.”

A atividade inaugural contou com a participação de famílias como a de Zenaide Santos, mãe da pequena Elen. “É minha primeira vez em um projeto como este, e está sendo uma experiência maravilhosa. Eu vou estar sempre aqui”, relatou.

O presidente da Associação Meu Sorriso, Fred Matos, explicou que muitos dos equipamentos foram adaptados por ele próprio. A ação também conta com voluntários para corridas guiadas e apoio a usuários com diferentes tipos de deficiência. “Queremos criar um sentimento de pertencimento. Pessoas com deficiência e idosos também têm direito de ocupar e se sentir parte dos espaços públicos da cidade.”

Segundo Matos, o projeto busca romper com a cultura de isolamento que ainda afasta muitos PCDs da convivência em áreas comuns. “Ao mitigar barreiras econômicas e de acesso, promovemos o direito à cidade e à vida ao ar livre.”

Criado em 2023, o programa Viva Esporte promove o desenvolvimento esportivo em Salvador por meio de incentivos fiscais a empresas que apoiem projetos voltados ao esporte. O apoio ao Viver a Cidade reforça a política pública de inclusão e democratização do acesso ao lazer e à atividade física na capital baiana.