Salvador recebe pela primeira vez Campeonato Brasileiro de BMX Racing

Salvador recebe pela primeira vez Campeonato Brasileiro de BMX Racing

A Arena de Bicicross da orla de Salvador, em Pituaçu, é palco até este domingo (13) do Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2025. A competição, que ocorre pela primeira vez na região Nordeste, foi viabilizada graças à inauguração da nova pista pela Prefeitura neste ano. O evento conta com o apoio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

As disputas tiveram início na última sexta-feira (11) e seguem até as 17h deste domingo, com a cerimônia de premiação geral programada para as 17h15. Ao todo, 872 atletas de 21 estados participam, distribuídos em 45 categorias, abrangendo desde a base até o alto rendimento, com provas nas classes Cruiser, MTBx, Championship, Challenge e Master. As idades variam de 5 a 60 anos, com representantes do masculino e feminino, além de atletas olímpicos e profissionais das categorias Júnior, Elite e Sub-23.

Um dos destaques desta edição é a inclusão da classe BMX PCD, destinada a competidores com autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que pela primeira vez terão uma categoria exclusiva na competição.

Para o subsecretário da Sempre, Dênio Primo, o evento é um marco para a cidade. “Receber um campeonato desse porte valoriza Salvador não só no esporte, mas também na economia local. São centenas de atletas hospedados, consumindo nos hotéis, mercados, comércio. Além disso, a pista já é considerada uma das melhores do Brasil”, destacou.

O presidente da Associação de Bicicross de Salvador (ABS), Dernivan Nunes do Nascimento, celebrou a estrutura da arena e o potencial da capital para sediar grandes eventos da modalidade. “É a primeira vez que Salvador recebe uma competição desse nível. A pista está pronta para sediar não só provas nacionais, mas também internacionais. É uma conquista para o esporte e para a cidade”, disse.

Camile Pinheiro do Nascimento, professora do Projeto Pedal, que trabalha com iniciação esportiva de crianças no bicicross, ressaltou o impacto do campeonato no desenvolvimento da modalidade. “É uma felicidade imensa ver o Campeonato Brasileiro sendo realizado aqui. É assim que vemos o bicicross crescer. Salvador já revelou atletas olímpicos e hoje temos um campeão mundial disputando essa edição. É gratificante ver o legado se fortalecendo”, comentou.

Morador de Armação, o aposentado Joel Gomes Nascimento, de 72 anos, aproveitou para acompanhar as provas durante sua caminhada na orla. “É importante que Salvador esteja aberta a receber eventos de várias modalidades, não só futebol. Nunca tinha visto uma competição de bicicross de perto, então vou aproveitar para assistir neste fim de semana”, disse.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS