Salvador reforça ações na Semana Nacional de Combate à Tuberculose

Salvador reforça ações na Semana Nacional de Combate à Tuberculose

A Semana Nacional de Combate à Tuberculose, que acontece em todo o país até o dia 31 de março, traz neste ano o tema “Sim! Podemos acabar com a TB! Compromisso, Investimento, Resultados”. O objetivo é ampliar a visibilidade da doença e reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento. Em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificou as ações na rede pública, investindo na capacitação de profissionais, na educação da população e na ampliação da oferta de exames diagnósticos.

Com a iniciativa, a capital baiana busca acelerar a resposta contra a tuberculose e garantir acesso universal à prevenção e ao tratamento. Atualmente, mais de 140 Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem acompanhamento clínico e distribuição gratuita de medicamentos por meio do Programa Municipal de Combate à Tuberculose (PMCT).

Exames e vacinação para prevenção da doença

Além das consultas clínicas, cinco unidades da rede municipal realizam a Prova Tuberculínica (PT), exame que identifica a infecção pelo bacilo da tuberculose. O procedimento é de demanda espontânea, mas exige requisição médica, Cartão SUS ou CPF e documento de identificação com foto.

Já para a prevenção, a SMS disponibiliza a vacina BCG, essencial para a proteção contra as formas graves da doença. O imunizante faz parte do calendário básico da criança e está disponível em 79 salas de vacinação de referência, incluindo cinco maternidades. A aplicação deve ser feita logo após o nascimento, preferencialmente na maternidade, ou em unidades de saúde. Os locais podem ser consultados pelo telefone Fala Salvador (156) ou pelo site www.saude.salvador.ba.gov.br.

Ampliação dos serviços e diagnóstico precoce

De acordo com o diretor de Atenção Primária à Saúde da SMS, Augusto Vidreira, a pasta está empenhada em expandir as ações do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, garantindo que os profissionais estejam capacitados para acolher e identificar sintomas da doença.

“Além disso, com a ampliação das unidades que realizam o Teste Tuberculínico (PPD), tornamos o serviço mais acessível à população. Reforçamos que amigos e familiares de pessoas com tuberculose também devem procurar as UBS para serem examinados. A SMS oferece o Tratamento Preventivo da Tuberculose (TPT) para evitar o adoecimento dessas pessoas, com medicamentos seguros e eficazes. Prevenir é o melhor caminho”, destacou Vidreira.

A importância da mobilização contra a tuberculose

A mobilização nacional ocorre em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1982, em homenagem aos 100 anos da descoberta do bacilo causador da doença pelo médico alemão Robert Koch.

Atualmente, segundo a OMS, cerca de um terço da população mundial está infectado pelo Mycobacterium tuberculosis, podendo desenvolver a doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países que concentram 82% dos casos de tuberculose no mundo.

Apesar de ser uma doença prevenível, tratável e curável, a tuberculose ainda causa cerca de 4,7 mil mortes por ano no Brasil. A transmissão ocorre pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro. Sem tratamento, um único paciente pode infectar, em média, 10 a 15 pessoas ao longo de um ano.

A Semana Nacional de Combate à Tuberculose reforça a necessidade de ampliar o compromisso com a erradicação da doença, garantindo diagnóstico precoce e tratamento eficaz para toda a população.