Transalvador promove ação educativa com motociclistas e pedestres durante o Maio Amarelo

Campanha “Desacelere. Tem sempre alguém te esperando” reforça importância de atitudes seguras no trânsito
Como parte das ações do Maio Amarelo, campanha nacional voltada à conscientização sobre segurança no trânsito, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizou, na manhã desta segunda-feira (26), uma ação educativa na Alameda Salvador, nas proximidades do Salvador Shopping.
A iniciativa teve foco na orientação de motociclistas e pedestres, com a distribuição de panfletos e mensagens de alerta exibidas em faixas e cartazes instalados nas calçadas. O objetivo foi sensibilizar os participantes sobre a importância de atitudes responsáveis para evitar acidentes e preservar vidas.
Com o tema “Desacelere. Tem sempre alguém te esperando.”, a campanha deste ano alerta sobre os riscos do excesso de velocidade, especialmente entre os condutores de motocicletas — categoria com alto índice de sinistros registrados na capital.
“Estamos focando principalmente nos motociclistas, pois são as principais vítimas dos acidentes com maior gravidade. A desaceleração é uma atitude essencial para um trânsito mais seguro”, destacou Haroldo Lessa, instrutor de trânsito da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut).
Reforço às boas práticas
Entre as recomendações distribuídas nos panfletos, estão:
-
Respeitar os limites de velocidade;
-
Utilizar sempre o capacete afivelado;
-
Trafegar com calçados fechados e firmes aos pés;
-
Não circular sobre calçadas ou canteiros.
Segundo dados da Transalvador, somente em 2024 já foram registrados 3.656 sinistros com motociclistas, sendo 84 com vítimas fatais.
Depoimento
O jovem motociclista João Vitor Santana, de 20 anos, aprovou a iniciativa. “A gente vê muita gente com pressa, correndo para chegar mais rápido. Eu procuro sempre respeitar a velocidade e usar o capacete, inclusive peço para o passageiro usar também. Segurança vem em primeiro lugar”, relatou.
Próximas ações
As abordagens educativas da campanha seguem ao longo da semana:
-
Terça-feira (27): Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM);
-
Quarta-feira (28): Dique do Tororó.
As ações do Maio Amarelo seguem até 31 de maio, com programação que inclui cursos, palestras, circuitos infantis e campanhas de mídia. Ainda assim, como reforça Lessa, o trabalho da Gedut é permanente:
“O Maio Amarelo termina, mas a nossa missão continua o ano inteiro com ações educativas em escolas, empresas, universidades e órgãos públicos.”

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.